O advogado tributarista Rodrigo Schwartz Holanda fez um alerta importante para Santa Catarina no Conversas Cruzadas de quarta-feira (24), na CBN Floripa. Há risco de fuga de empresas do território estadual com a reforma tributária aprovada no Congresso Nacional e que discute, agora, a sua regulamentação via projetos de leis complementares.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
— Eu não tenho nenhuma dúvida de que nós teremos a saída de empresas e indústrias de Santa Catarina, infelizmente. Em dez anos não terá mais a guerra fiscal, ela acaba com a Reforma Tributária — explicou o advogado.
Santa Catarina soube jogar o jogo da guerra fiscal nos últimos 20 anos. Reduziu tributos e atraiu inúmeras empresas, principalmente para regiões portuárias em condições vantajosas para as importadores. O resultado foi crescimento na arrecadação e mais empregos gerados.
São três os principais fatores de atração de empresas para Santa Catarina: capital humano, logística e tributos mais baixos.
Continua depois da publicidade
Com o fim da guerra fiscal, teremos que apostar em mão-de-obra qualificada e infraestrutura. Desafio enorme, pois a nossa frota cresceu e o dinamismo econômico catarinense atual exige mais do que as atuais estradas saturadas e precárias.
Ouça o Conversas Cruzadas que discutiu a Reforma Tributária
Leia Mais
Por que Florianópolis foi parar no Financial Times
Eventos com impacto milionário em Florianópolis prometem lotar hotéis do Centro
Bairro de Florianópolis surpreende e lidera valorização imobiliária no trimestre