O conselheiro-substituto do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE-SC), Gerson Sicca, irá propor o pagamento do Auxílio Brasil apenas para quem estiver plenamente vacinado. A ideia preliminar já foi apresentada ao Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). 

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

O que impede a “dobradinha” Mário Motta e Hélio Costa nas eleições

A entidade está preocupada com os baixos índices de vacinação no país, principalmente nos mais jovens.

A intenção é criar uma articulação nacional para criar essa regra. Atualmente, segundo norma do governo federal, o pagamento do Auxílio Brasil está condicionado ao calendário nacional de vacinação instituído pelo Ministério da Saúde. São mais de 40 vacinas obrigatórias. 

Continua depois da publicidade

A da Covid consta no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO) e está fora do calendário nacional. Sicca acredita que a vacina da Covid deveria entrar para o calendário nacional para que seja pré-requisito para receber o benefício financeiro voltado à população de baixa renda.

Florianópolis será sede de um debate que pretende vincular o pagamento do auxílio brasil à vacinação. Nos dias 9, 10 e 11 de agosto a capital receberá o Simpósio Nacional de Educação (Sined) e no III Encontro de Promotores e Promotoras de Justiça da Educação.

Dados oficiais do Ministério da Saúde apontam que em 2022 até o dia 24 julho foram 11.453 hospitalizações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) – Covid-19 em crianças e adolescentes, com 538 mortes, sendo que até 5 anos, 305 chegaram a óbito.

Leia mais:

Novo Centro Histórico de Florianópolis terá menos asfalto e mais paralelepípedo; veja fotos

Continua depois da publicidade

Praça dos “sonhos” em Florianópolis engavetada há 12 anos pode sair da maquete via parceria privada

SC irá reforçar cerca eletrônica que faz “BBB de carros”

Lei de cotas em SC: “Branco fez bronzeamento para ter a vaga”, diz ativista

Plano Diretor: veja três pontos que todos concordam em Florianópolis