O deputado estadual Zé Milton (PP) protocolou um projeto de lei (PL) na Alesc com o objetivo de coibir os furtos de fios e cabos de cobre em Santa Catarina. O PL prevê a criação de um cadastro de compra e venda nos ferros-velhos em atividade no estado.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
> Incêndio na casa do manezinho “Chupetão” gera corrente de solidariedade em Florianópolis
“Ao criarmos o cadastro, devemos ter uma redução desses delitos, uma vez que o fato de terem que preencher o cadastro pode levar os meliantes a desistir por falta de compradores”, diz o parlamentar.
Só na região da Grande Florianópolis, região que abrange 17 cidades, a Celesc contabilizou um crescimento superior a 60% no número de ocorrências no último ano. “São escolas, repartições públicas que deixam de atender, bem como uma série de prejuízos causados a empresas e famílias, além da questão da segurança”, ressalta.
Continua depois da publicidade
Uma vez implementado, o cadastro servirá como suporte para as ações de prevenção, fiscalização e combate ao comércio de fios e cabos furtados .
O projeto de lei será submetido à tramitação nas Comissões de Constituição e Justiça, de Finanças e Tributação e de Segurança Pública.
Em 2021, a Celesc registrou mais de 5.700 ocorrências de interrupção de fornecimento de energia elétrica ocasionadas por furto de cabos na rede de distribuição. Já as interrupções causadas por furtos de transformadores somaram 402.
Leia Mais:
Hospital Infantil em Florianópolis merece atenção após dois “alagamentos” em 1 ano Condomínio de luxo da Praia Mole terá passarela pública até a Lagoa da Conceição em Florianópolis
Continua depois da publicidade
Beach Clubs de Jurerê Internacional têm 60 dias para remover decks