Santa Catarina pode ter uma representante no Ministério da Educação do governo Lula. A professora Júlia Siqueira da Rocha está cotada para coordenar o Ensino Médio no MEC. Consultora educacional de carreira da Secretaria de Estado da Educação, a profissional já esteve à frente da Gerência do Ensino Fundamental, Gerência de Políticas da Educação Básica e, em 2018, da Diretoria de Políticas Educacionais da SED.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Júlia Siqueira da Rocha tem expertise em gestão e políticas educacionais, além de ser pesquisadora de Justiça na Educação junto ao laboratório Pierre Bourdieu na UFSC. Autora de três livros e diversos artigos científicos sobre o tema, atualmente está à disposição da UDESC, onde atua na Pró-Reitoria de Ensino.

A indicação partiu de um grupo de professores e intelectuais da educação que por dois anos ministraram um curso sobre política para o ensino médio no Brasil, em São Paulo. Destinado a profissionais de todo o país, teve entre seus docentes o ex-ministro da Educação e atual ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Mesmo considerada uma indicação técnica, Júlia Siqueira da Rocha, que não possui filiação partidária, já recebeu o apoio de influentes políticos do PT de Santa Catarina, entre eles, do deputado federal Pedro Uczai e da deputada federal Ana Paula Lima.

Continua depois da publicidade

Entre os desafios da catarinense, caso venha a ser confirmada no cargo, está a avaliação da reforma do Ensino Médio junto aos estados, tema polêmico em todo país.

Leia mais:

Falta de licença ambiental empaca projeto inovador de saneamento na Lagoa da Conceição