As faculdades privadas defendem que o aluno tenha a liberdade de escolher onde irá fazer a graduação com os recursos que serão viabilizados na gestão Jorginho Mello (PL). O ensino superior gratuito aos alunos da Acafe (Associação Catarinense das Fundações Educacionais) foi uma das principais promessas de campanha do governador já diplomado.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Mello tem repetido que será um compromisso de governo e que a medida inicia no segundo semestre de 2023. Em entrevista ao programa Conversas Cruzadas desta quarta-feira (21), o reitor do Centro Universitário FAI UCEFF de Itapiranga, Diretor da UCEFF de Chapecó e Conselheiro da Ampesc (Associação de Mantenedoras Particulares de Educação Superior de Santa Catarina), Leandro Sorgato, defendeu o voucher para o aluno escolher onde quer estudar. A faculdades vinculadas à Ampesc não fazem parte do sistema Acafe

— Nós temos que entender qual vai ser o impacto disso nas instituições e propor algumas reflexões. Somos parceiros e estamos à disposição, não apenas para o Faculdade Gratuita, mas para discutir no Conselho De Educação. Queremos contribuir. Esse projeto precisa de ajustes e de algumas discussões. No caso de um curso de medicina que custa R$ 6 mil e outro R$ 10 mil por mês, qual vai ser o preço médio que será pago? E o aluno que paga isso, ele é carente e deve receber o benefício? Como vai se equilibrar as diferenças de custos que têm nas gestões para determinar o preço? O governo vai comprar as vagas de todos ou apenas dos novos ingressantes? — afirmou.

Jorginho Mello afirmou que a ACAFE será o carro-chefe do programa Faculdade Gratuita. Entretanto, afirmou também que pretende mudar o artigo 170 da constituição. Atualmente, 90% das verbas são destinadas às Fundações Educacionais de Ensino Superior e 10% para as demais instituições de ensino superior que não possuem financiamento público. Ele pretende mudar para 80% para a Acafe e 20% para as privadas.

Continua depois da publicidade

Ouça o Conversas Cruzadas sobre o assunto:

Leia mais:

Servidor que cumprir metas poderá fazer home office em SC

PT de SC vive bastidor agitado para ocupar ministério de Lula 3

Mais votados em SC esquecem na diplomação os problemas do mundo real da população