O mesmo político é zeloso em seus negócios e é perdulário com as contas públicas. Renato, você está generalizando? Sim, estou mesmo. Porque essa é a regra e não a exceção.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Se eu estivesse errado, e não estou, não haveria resistência no poder público, em todas as esferas, na implementação de boas práticas de gestão que ocorrem nas empresas de sucesso: economicidade, valorização do mérito, foco na eficiência, transparência e métodos e processos internos que visem maior controle e mais resultados.

Fato consumado é que uma reforma administrativa séria não avança em nome, também, de um corporativismo que é nefasto e caro ao país.

A prova disso é que o Movimento Catarinense pela Excelência – Excelência SC, tenta aplicar a ferramenta de gestão no setor público, mas o corporativismo, a resistência à mudança e o desinteresse pelo cidadão falam, infelizmente, mais alto.

Continua depois da publicidade

O Modelo de Excelência na Gestão (MEG) já foi adotado por dezenas de empresas catarinenses que alavancaram os seus negócios e obtiveram melhores resultados. Dá certo no setor privado e pode dar certo no setor público.

Adotar as técnicas de gestão eficiente significa na prática entregar melhores serviços ao cidadão em saúde e educação, por exemplo. A partir do momento em que a população perceber essa relação de causa e efeito é que irá cobrar de seus governantes a implementação do modelo.

É o que já fizeram a Celesc e a companhia Águas de Joinville. No âmbito estadual, há negociações adiantadas nas secretarias de Administração e Saúde. A ideia é iniciar com o MEG em hospitais públicos e filantrópicos. Que o governador eleito Jorginho Mello (PL) dê continuidade a este movimento.

Prêmio

Dezesseis organizações recebem no dia 1 de dezembro, em Florianópolis, o Prêmio Catarinense da Excelência por terem se destacado na implementação de ferramentas de gestão alinhadas ao Modelo de Excelência na Gestão (MEG).

Continua depois da publicidade

A avaliação das candidatas foi realizada por uma banca de avaliadores capacitados pelo Movimento Catarinense pela Excelência – Excelência SC.

“O prêmio é o reconhecimento daquilo que vem sendo realizado e estimulado em todas as regiões de Santa Catarina para que as empresas sigam na busca da excelência. O fundamental é a valorização do exemplo que essas empresas oferecem para que todas as organizações sigam o mesmo caminho”, diz o presidente do Excelência SC, Leonardo Costa.

Leia mais:

Proposta de Jorginho coloca Acafe e faculdades privadas em pé de guerra

SC vai importar trabalhadores para a temporada de verão

Prédio sem garagem em Florianópolis é novidade no novo plano diretor

O que Mourão vem fazer em Jurerê Internacional em Florianópolis