A prioridade da Polícia Militar de Santa Catarina (PM-SC) é com a segurança pública e o policiamento ostensivo, e não com fiscalização de baladas. Essa foi a linha de raciocínio do comandante-geral da corporação, coronel Dionei Tonet.

Continua depois da publicidade

> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

Em entrevista ao programa CBN Total desta segunda-feira (28), o coronel destacou a dificuldade de conciliar as atividades.

— É muito difícil. Nós temos cerca de 8 milhões de habitantes e um efetivo de dez mil homens e mulheres. Se não houver conscientização das pessoas, fica muito difícil dar a segurança que a população necessita e ainda auxiliar na fiscalização sanitária — explica.

O comandante informou que a PM já fez 3,7 mil fiscalizações desde o início do ano. Além disso, 291 locais foram lacrados.

Continua depois da publicidade

— Tivemos um final de semana dos mais violentos do ano, com 14 homicídios. Houve a saidinha dos presos de fim de ano. Estamos nos desdobrando em auxiliar na fiscalização sanitária e em fazer as nossas forças-tarefas e barreiras. A fiscalização sanitária cabe ao município. Quando a regra for mais restritiva do que a estadual, e quando se trata da regra geral, nós estamos agindo dentro da nossa capacidade. Nós tomamos a decisão de cuidar mais da segurança pública nos feriados — diz Tonet. 

> SC soma 2 mil ocorrências de desrespeito às regras contra covid em três dias

A PM registrou, em média, 32 casos por hora – no feriado de Natal – de ocorrênciais de desrespeito às normas de enfrentamento à pandemia.

É, portanto, correta e realista a posição da Polícia Militar de Santa Catarina. 

Somente com vontade política de prefeitos (as) para inibir quem comete fraude promovendo baladas, mas com registro de bar ou restaurante.

> Casas noturnas são fechadas por aglomeração na Praia do Rosa

Ouça a entrevista com o comandante-geral da PM-SC, coronel Dionei Tonet:

Leia mais:

Continua depois da publicidade

Evandro de Assis: Santa Catarina inaugura a temporada da calamidade pública

Estudo desvenda o mistério dos brizoários na areia em Balneário Camboriú; veja