Após a coluna informar que bares e restaurantes de Palhoça, Biguaçu e São José estão com dificuldades de contratar funcionários e manter o atual quadro de colaboradores em função da deficiência do transporte coletivo à noite e madrugada na região, as prefeituras se manifestaram sobre o assunto.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Confira as notas:
São José
A Prefeitura de São José aumentou a fiscalização e vai ampliar itinerários e horários de ônibus na tentativa de dar mais conforto e segurança para todos os cidadãos.
Uma nova concessão é a alternativa que a Prefeitura de São José defende. Por se tratar de linhas intermunicipais – já que alcança toda grande Florianópolis – é preciso um entendimento de outros municípios e do Governo do Estado.
Palhoça
Continua depois da publicidade
Como a prerrogativa de gestão do transporte intermunicipal é do Governo do Estado de Santa Catarina, a Prefeitura de Palhoça tem participado ativamente das reuniões com o Governo do Estado e com a Frente Parlamentar da Grande Florianópolis, liderada pelo deputado Camilo Martins na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, para estudar a melhor solução para a formatação de um transporte coletivo integrado na Região Metropolitana, que seja eficiente, ágil e barato.
No que tange ao transporte coletivo municipal, o prefeito Eduardo Freccia tem feito a interlocução entre o empresariado local e a empresa que detém a concessão para o transporte coletivo dentro dos limites territoriais do município, para garantir que as necessidades dos empresários sejam atendidas.
O mapa da geração de emprego em Palhoça, segundo os dados levantados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho, mostram superávit na criação de postos de trabalho em 2023, ano em que o estoque de vagas preenchidas com carteira assinada foi ampliado para 51.663 posições de trabalho ocupadas – um aumento real de 1.457 novos empregos, somente em 2023.
Portanto, entendemos que Palhoça segue em franco desenvolvimento econômico e gerando emprego e renda para a população local.
Continua depois da publicidade
Biguaçu
O Poder Executivo Municipal de Biguaçu destaca a responsabilidade da ARESC (Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Catarina), para que hajam providências tomadas pelos órgãos competentes.
Lamenta-se que haja este impacto direto no comércio local, que tanto tem-se despendido esforços pela Prefeitura Municipal de Biguaçu, para que tenhamos cada vez mais mãos de obra qualificada e pronta para a contratação, movimentando à economia.
Quaisquer que sejam as medidas favoráveis aos munícipes na ampliação do serviço público oferetado será razão de mérito e o contrário, contará com nossa cobrança.