A prefeitura de Florianópolis convidou as empresas de transporte de passageiros para uma reunião para estabelecer protocolos sanitários de retomada das linhas intermunicipais e interestaduais partindo do Terminal Rodoviário Rita Maria e as viagens de fretamento.
Continua depois da publicidade
Em Florianópolis é possível ir ao supermercado, academia, shopping center, comércio, bares e restaurantes. Tudo isso com rigorosos protocolos sanitários. Estamos nos saindo bem, na medida do possível. Pode-se pegar um avião do Aeroporto Hercílio Luz para qualquer lugar ou chegar aqui de qualquer lugar.
> Linhas de ônibus têm acréscimo de horários em Florianópolis
> Fantástico mostra que Balneário Camboriú virou paraíso para os barões do tráfico
Também é possível pegar um ônibus do Ticen a Coqueiros ou Tapera. Também é possível a circulação de linhas de ônibus da região metropolitana: Florianópolis, São José, Biguaçu e Palhoça.
Continua depois da publicidade
Entretanto, há seis meses não é possível pegar um ônibus do Terminal Rita Maria, em Florianópolis, para Joinville, Brusque, Chapecó, Porto Alegre ou São Paulo, por exemplo.
A prefeitura da Capital renovou por mais 14 dias o decreto que proíbe a circulação de ônibus de linhas intermunicipais (exceto da região metropolitana) e interestaduais.
> Ônibus passam a circular com 50% da ocupação em Florianópolis
Não vejo razoabilidade e, tampouco, ciência para explicar tal medida, até porque as empresas estão marcando as saídas do continente como forma de viabilizar as viagens. Além disso, o que explica o fato de eu poder pegar um ônibus entre Ingleses e o Centro, ou de São José ao Estreito, um avião, e não poder viajar de Florianópolis a Jaraguá do Sul?
> Ônibus com turistas americanos fura barreira e é escoltado até a saída de Florianópolis
Pobre dos comerciantes do Terminal Rita Maria que estão sem ter para quem vender. É um cenário de desespero. Como fazer para manter funcionários, pagar salários, sem clientes?
Continua depois da publicidade
A prefeitura de Florianópolis explica a restrição:
O transporte intermunicipal segue com funcionamento interrompido devido às medidas de controle da pandemia do Coronavírus no município. Enquanto isso a Prefeitura de Florianópolis está agendando reuniões com as empresas do segmento e com o Governo do Estado. Está previsto uma definição sobre o tema ainda esta semana.
Leia também
> Tentativa de assalto a ônibus que vinha para SC termina com três suspeitos mortos no PR
> Transporte de ônibus deve ser retomado em SC; veja o plano do governo