Esta semana será de oportunidades para os brasileiros que pretendem deixar o país e morar no exterior. Inicia nesta quarta-feira (28) a FIN Brasil, a maior feira multissetorial da América Latina. Estarão lá representantes de 45 países dos cinco continentes.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Portugal é um dos países do mundo que mais recebeu imigrantes brasileiros nos últimos anos. Estarão em Florianópolis 30 prefeitos de cidades portuguesas que vão falar das possibilidades de trabalho e empreendimento em suas regiões. O setor agrícola e de tecnologia estão de portas abertas aos brasileiros.
A coluna entrevistou o coordenador da feira e presidente da Câmara de Comércio Brasil – Portugal /Santa Catarina, Jatyr Ranzolin, confira:
Brasileiros ainda são bem-vindos em Portugal?
Muito bem-vindos, os portugueses gostam do brasileiro que vai para lá somar, fazer negócios, gerar dinheiro, povoar certas regiões. Não à toa, 30 prefeitos de Portugal vêm apresentar suas cidades na FIN buscando novos empreendedores e moradores brasileiros.
Continua depois da publicidade
Quais os perfis profissionais mais demandados?
Tem espaço para mão de obra primária, pedreiro e marceneiro, tanto quanto há vagas para dentistas, advogados, administradores, e bastante espaço para quem é da área da tecnologia. No entanto, o país foca mais em acolher profissionais com intenção de formar família e seguir vivendo em Portugal, criando laços reais com o país, não tornando-o só uma porta de passagem para chegada na Europa.
O que é preciso para estar legalmente no país?
Existem vários formatos de vistos, seja para trabalho, estudo ou turismo, dependendo da pretensão de cada um, e que determinam quanto tempo é possível ficar no país. O necessário mesmo é definir sua intenção e seguir o caminho legal com auxílio de profissionais, até da Embaixada se necessário. Uma prática de tempos atrás que era a de comprar um imóvel para conseguir a cidadania tem deixado de ser uma opção por causa da alta do valor dos imóveis no país, mas existem vários outros caminhos legais facilitados para brasileiros atualmente.
SC mantém boas relações comerciais com Portugal?
Sim, somos o segundo estado que mais recebe mercadorias de Portugal, só atrás de São Paulo, tendo como principais produtos o azeite e o vinho. Embora Santa Catarina hoje exporte para Portugal cerca de 20% em relação ao que importa, existem acordos em andamento para que o estado mande mais produtos para lá em breve, com destaque para os setores de equipamentos elétricos, agropecuária, alimentos e bebidas, madeira e móveis.
Quais regiões do país oferecem atualmente as melhores oportunidades?
Embora Lisboa, Porto e Setúbal, nesta ordem, sejam as cidades com mais brasileiros, segundo dados do Ministério da Economia e Mar de Portugal, o interior do país também oferece muitas oportunidades, em especial no agro. Existe uma nova política agrícola em Portugal com planos entre 2023 e 2027 onde além da mão de obra primária, será necessária mão de obra qualificada, como operadores de máquinas e profissionais de logística, por exemplo.
Continua depois da publicidade
Leia Mais:
Hang não comparece em homenagem da Câmara de Vereadores de Florianópolis
A cidade de SC que registra o “boom” da construção civil
Bandidos debocham das autoridades com furtos em frente ao comando da PM e Ponte Hercílio Luz