O governo de Santa Catarina vai subsidiar a tarifa do transporte coletivo. Na prática, significa que o valor da passagem de ônibus intermunicipal pode baixar. Essa é a expectativa do governo. Hoje, as gratuidades são bancadas por quem paga a tarifa cheia, pois o custo de operação é o mesmo, mas precisa ser compartilhado. Agora, a intenção do Poder Executivo é colocar dinheiro público para cobrir esse custo.
Continua depois da publicidade
O projeto elaborado pela secretaria de Infraestrutura (SC) já está na secretaria da Fazenda (SC) para o estudo do impacto financeiro da medida e depois irá para a Casa Civil para articulação com os deputados estaduais. O benefício será para todo transporte intermunicipal (rodoviário e urbano).
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
“Nós construímos uma política pública de gratuidade a fim de que o Estado e não mais o sistema fosse onerado. O Estado concede o benefício e tem que fazer essa política pública. Nossa expectativa é pela redução da passagem de ônibus”, afirmou Thiago Vieira, secretário de Infraestrutura (SC).
Na próxima terça-feira (22) Vieira estará na Alesc para fazer um balanço do Plano de Mobilidade Urbana (Plamus) e também apresentar aos parlamentares a ideia do subsídio.
Continua depois da publicidade
A informação foi divulgada na participação do representante do governo em um evento online promovido pelo Movimento Floripa Sustentável nesta quinta-feira (17).
A proposta do encontro virtual era discutir projetos de integração metropolitana na área de mobilidade.
A empresa Biguaçu Transportes apresentou o projeto que está em testes de bilhetagem eletrônica chamado Floripa + Integrada. O secretário elogiou a iniciativa da empresa, mas criticou o fato do governo não ter sido chamado para participar.
Leia Mais:
Tubarões forçam “plano B” para liberar baleia de rede em Florianópolis
Procon de SC notifica bancos e exige lei dos 15 minutos
Aprovar a reforma da previdência em Santa Catarina é essencial
Morte de ciclistas na BR-101 é tragédia anunciadate de ciclistas na BR-101 é tragédia anunciada
Projeto do Parque e Marina Beira-mar prevê roda gigante e aquário em Florianópolis