Um levantamento realizado pela IPM Sistemas aponta que houve um aumento de 21,57% nos acessos aos portais de transparência no primeiro bimestre de 2022. Os dados são referentes aos três estados do Sul, São Paulo e Minais Gerais. No total, foram 3,50 milhões de buscas de informação, contra 2,88 milhões consultas no mesmo período do ano passado.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
> SC tem cidade turística que não quer o turismo
A tecnologia aumenta a transparência da gestão. “Cidades que possuem um sistema com cadastro único e 100% em nuvem conseguem fazer a atualização dos seus dados em tempo real, tudo que a prefeitura compra fica disponível no portal da transparência.
No momento que uma nota é paga, o valor é atualizado para todos no sistema, facilita o acesso para órgãos reguladores e cidadãos. Isso faz com que os municípios consigam ser mais transparentes”, destaca Juliano Carneiro, Coordenado de Marketing da IPM Sistemas.
Continua depois da publicidade
No Brasil não basta ter a lei de responsabilidade fiscal, é preciso que ocorra vontade política e pressão da sociedade para uma transparência ativa e que facilite o controle externo e, consequentemente, melhore a qualidade do gasto público.
Leia Mais:
Praça Forte São Luiz, em área nobre de Florianópolis, pode sair da maquete
BR-101 em SC pode mudar de nome e personalidades “disputam” homenagem
Ponte Hercílio Luz terá mirante com luneta e loja em Florianópolis; veja fotos