O ecossistema de inovação de Santa Catarina, especialmente de Florianópolis, é destaque em uma reportagem deste mês do jornal britânico Financial Times. O texto mostra como empreendedores do ramo de tecnologia migraram de vários estados brasileiros e escolheram a capital catarinense para sediar seus negócios, deixando de lado cidades maiores como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
A publicação traz uma série de dados e entrevistas que explicam por que, segundo um estudo da ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia), Floripa é a cidade brasileira com mais empresas de tecnologia por número de habitantes. O prefeito, Topázio Neto, também foi entrevistado e contou que o ramo lidera a arrecadação de impostos para o município.
A reportagem traz exemplos de diversas empresas do ramo que escolheram Florianópolis para se instalar e crescer, muitas incubadas inicialmente nos programas da ACATE ou envolvidas com aceleradoras como o Sebrae Startups ou a Darwin Startups. Entre as empresas estão Franq, Involves, AQTech, Guia da Alma, Cashway, Hostinger e Zucchetti.
Entre os motivos para o sucesso catarinense no ramo estão a qualidade de vida na capital e o que os empreendedores chamam de ecossistema “mais conectado” — menor que em outras cidades, porém com mais oportunidades de crescimento em conjunto. Há também o desenvolvimento de profissionais ligados à UFSC e outros programas de formação de mão de obra, algo que ainda é um desafio para o segmento.
Continua depois da publicidade
Além da mão de obra, a reportagem cita outros desafios de Florianópolis, vários deles já conhecidos pelos moradores: trânsito, custo de vida mais alto e infraestrutura que não acompanhou o crescimento econômico.
Leia Mais
Eventos com impacto milionário em Florianópolis prometem lotar hotéis do Centro
Bairro de Florianópolis surpreende e lidera valorização imobiliária no trimestre