Santa Catarina recebeu dois cães de faro para fortalecer o combate ao crime organizado no âmbito do Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas (VIGIA), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Aquiles e Jerry são da raça Pastor Belga Malinois e atuarão na fronteira do Estado e acompanham as operações. Eles ficarão nos canis de Florianópolis e Criciúma.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

Além dos animais, quatro policiais catarinenses participaram da 2ª Edição do Curso com Cães de Faro. “Investimos em capacitação dos profissionais e em ferramentas para potencializar o combate aos crimes nas fronteiras. Os cães são grandes aliados no trabalho dos policiais em busca de drogas e produtos contrabandeados. Eles indicam, com maior precisão, o local de armazenamento do entorpecente, contribuindo para uma vistoria mais detalhada de veículos”, afirma o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres.

A 2ª Edição do Curso com Cães de Faro foi realizada em Urataí (GO) e faz parte de uma ação em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IFGO).

VIGIA

Continua depois da publicidade

O Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas, o VIGIA, é um projeto estratégico do Ministério da Justiça e Segurança Pública que atua em três eixos: operações, capacitações e aquisições de equipamentos e sistemas.

Em dois anos e meio, o programa já registrou no país mais de R$ 4,6 bilhões de prejuízo aos criminosos com a apreensão de mais de 1.200 toneladas de drogas, cerca de 3.200 armas, mais de 133 milhões de maços de cigarros, 562 embarcações, 6.788 veículos e 12.374 pessoas presas.

Leia Mais:

Mudança no Plano Diretor de Florianópolis fica para 2022

Verão em SC vai gerar 20 mil empregos; saiba onde

Vereadora de Florianópolis quer derrubar o passaporte da vacina

São José defende internação obrigatória para dependentes químicos em situação de rua