Um grupo formado por pedagogos e educadores de 300 escolas privadas de Florianópolis e Joinville apresentou à Secretaria Estadual de Educação um plano de retomada das aulas presenciais no ensino infantil, a partir do dia 3 de agosto. Um decreto estadual suspende as atividades escolares presenciais até o dia 2 de agosto (domingo). As principais mudanças são a redução do número de alunos em sala de aula e o rodízio de estudantes.
Continua depois da publicidade
– A retomada será pautada na responsabilidade, com medidas de segurança sanitária e protocolos de higiene, e de forma gradual. Num primeiro momento haverá a redução substancial de alunos em sala de aula viabilizado através de um rodízio em que as crianças não teriam aulas presenciais todos os dias da semana, mas seria garantido pelo menos uma aula presencial semanal. Além das medidas de distanciamento social, as escolas querem adotar medidas educativas, de limpeza e desinfecção dos ambientes – explica a diretora educacional Carol Diener, uma das coordenadoras da iniciativa.
O plano foi feito com base nas recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e da Organização Mundial de Saúde (OMS). A Secretaria Estadual de Educação (SED) tem recebido muitas propostas de protocolos para a retomada. Um dos grandes desafios é dar segurança aos pais que seguem receosos com o risco de contágio na volta às aulas.
A pasta discute internamente o assunto para finalizar uma proposta e encaminhar para a Secretaria Estadual da Saúde avaliar. No próximo dia 19 de junho, a SED recebe representantes da Undime-SC, Fecam, Conselho Estadual de Educação, Ministério Público de SC, Tribunal de Contas do Estado, Fundação Catarinense de Educação Especial, Sinte, Sinepe e Secretaria de Estado da Saúde, Defesa Civil de SC para tratar do assunto.
Leia mais:
Continua depois da publicidade
Aulas pela internet expõem exclusão digital de alunos da rede pública de Blumenau
Cerca de 75% dos alunos da rede estadual de SC aderiram às aulas online, diz secretário