O Plano de Mobilidade da Grande Florianópolis está completando dez anos desde que começou a ser construído e finalizado, mas jamais saiu da maquete. O estudo de mais de R$ 10 milhões, pioneiro no país, que analisava as principais características metropolitanas e propunha soluções para resolver um dos principais problemas da região, foi apenas uma ilusão.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Os corredores de ônibus, lindamente projetados no datashow, nunca existiram. A conectividade tarifária e operacional com as empresas de transporte coletivo de São José, Palhoça e Biguaçu, por exemplo, também não ocorreu.

O estudo disse que não havia viabilidade econômico-financeira para transporte marítimo (demandaria alto subsídio governamental).

O pior, nisso tudo, não é constatar que nada saiu do papel, é imaginar que a região cresce de forma exponencial e não há nenhum plano regional para mobilidade urbana. Enquanto isso, claro, com um transporte coletivo não atraente, cresce a frota de carros e motos. 

Continua depois da publicidade

A região, que tinha tudo para ser uma referência em mobilidade e até com veículos menos poluentes, vai na contramão e aposta, prioritariamente, no transporte individual. É a certeza do colapso futuro. 

Enquanto isso, a bancada parlamentar da Grande Florianópolis, coordenada pelo deputado Marcos José de Abreu – Marquito (Psol), realiza nesta quinta-feira (13) uma reunião ampliada para debater os dez anos do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (Plamus) e o futuro da mobilidade urbana na região. A proposta é avaliar as conquistas alcançadas, os desafios enfrentados e as lições aprendidas ao longo dessa década.

Participarão: o engenheiro, ex-prefeito de Curitiba e ex-superintendente da Região Metropolitana da Grande Florianópolis Cássio Taniguchi, responsável pela elaboração do Plamus; o professor Werner Kraus Jr, do Observatório da Mobilidade Urbano da Universidade Federal de Santa Catarina; o presidente da Superintendência de Desenvolvimento das Regiões Metropolitanas de Santa Catarina, ⁠Rafael Biff; e o diretor de Transporte Intermunicipal de Passageiros da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Tiago Milanez.

O evento será às 18h no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright. 

Leia Mais

Centro de Florianópolis, o melhor bairro do Brasil