O Laboratório de Vibrações e Acústica (LVA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desenvolve pesquisa para redução de ruídos em aeronaves e em eletrodomésticos. Entre os principais parceiros privados do LVA estão a Embraer e a Embraco.

Continua depois da publicidade

Vagas sem vestibular: UFSC vai ouvir necessidades do setor público para definir prioridades

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O laboratório é vinculado ao Departamento de Engenharia Mecânica (EMC) da UFSC e tem como objetivo desenvolver pesquisas na área de vibrações e acústica e fornecer soluções aos mais variados problemas da área enfrentados pela indústria brasileira.

Um dos projetos com a Embraer tem como objetivo o estudo dos efeitos de instalação de hélices e da interação entre múltiplos rotores no ruído gerado por aeronaves de propulsão elétrica distribuída.

Continua depois da publicidade

Protótipo de aeronave com propulsão distribuída
Protótipo de aeronave com propulsão distribuída (Foto: Divulgação/Lilium)

Na última semana, foi realizado em Florianópolis o XII Congresso Iberoamericano de Acústica. O presidente do comitê organizador do evento é também o coordenador do LVA da UFSC, professor Júlio Cordioli.

Ele participou do programa Condomínio Legal na CBN Floripa no último sábado (3) e falou que a questão acústica não é levada em consideração pela maioria dos moradores no momento da compra do imóvel, mas é uma das principais reclamações dos moradores. E há solução técnica para o problema.

Confira a entrevista:

Leia mais:

Médicos reclamam de atrasos e erros na realização de exames em SC

MDB de SC não foi pra rua por “falta de carinho”, diz histórico do partido

Criação de fundo de R$ 5 bi é teste de força para a bancada de SC