A paralisação parcial dos servidores do Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) está prejudicando o andamento da liberação de licenciamentos ambientais. A categoria reivindica um plano de carreira aos funcionários, previsto no artigo 15 da Lei que criou o órgão.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Segundo o presidente do IMA, Daniel Vinicius Netto, o protesto deu uma freada no ritmo de liberação de empreendimentos. “ Na média, são 50 a 60 licenciamentos por semana autorizados, na última semana foram apenas 16”, explica.

Netto explica que o órgão estuda contratar 100 biólogos e engenheiros de forma temporária para agilizar os licenciamentos, caso os servidores não voltem ao trabalho.

O movimento iniciou no dia 30 de julho. O Estado ofereceu gratificação, os servidores querem um plano de carreira. As negociações foram interrompidas após o responsável pelas elaboração do plano ter sido afastado por Covid-19. O governo se nega a negociar enquanto os serviços não forem retomados.

Continua depois da publicidade

A suspensão parcial das atividades abrange a emissão de licenças e autorizações no âmbito do licenciamento ambiental, a suspensão de termos de compromisso para compensação por supressão de vegetação e para compensação ambiental de empreendimentos com significativo impacto ambiental e a suspensão de autorizações de torneios de canto de pássaros.

A interrupção dos licenciamentos é ruim para a sociedade pois estimula a informalidade, impede a formalização de novos negócios, geração de emprego, renda e proteção ao meio ambiente.

Leia Mais:

SC é desprestigiada por Brasília na distribuição de verbas; veja números

Precatórios: institucionalização do calote no Brasil e em SC

O impacto do novo piso salarial dos professores em SC

Inverno 2021: será que vem mais frio pela frente em Santa Catarina?

Como proteger as crianças de abusos e entender os sinais de atenção

Mãe que dopou e matou filho no RS pesquisou sobre assassinatos: “Digital sai na água?”​

Busto de Hitler: Polícia Civil faz busca e apreensão em cidade de SC