A pandemia do coronavírus acelerou um movimento que já era percebido pelos especialistas no assunto: a digitalização da oferta de serviços públicos veio para ficar. Os cidadãos se beneficiam com a praticidade e o ganho de agilidade proporcionados pelo acesso a atendimento via site ou aplicativo.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Muito se avançou, mas ainda há um espaço imenso para melhorar em áreas de prestação de serviço público ainda precárias, lentas e burocráticas. Para os gestores, há otimização de equipes de trabalho, melhora na percepção da qualidade dos serviços e maior controle e centralização de informações.
Transição de governo em SC tem fato inédito
Os impactos podem ser vistos em pesquisa do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic BR). Em 2015, apenas 41% das prefeituras brasileiras permitiam ao contribuinte emitir notas fiscais eletrônicas. O número chegou a 51% dois anos depois. Subiu para 69% em 2021 e alcançou 78% esse ano.
Continua depois da publicidade
Também em 2015, um terço das cidades brasileiras possibilitavam ao cidadão emitir licenças, certidões e permissões online. Agora o índice é de 58%. Também é significativo o volume de administrações municipais que passaram a oferecer o serviço de emissão de boletos de pagamento de tributos de forma remota. O índice ficou em 33% em 2015. Depois subiu para 38% (2017), 53% (2021) e chegou a 63%.
— A transformação digital é uma realidade inescapável no setor público — diz o diretor presidente da catarinense IPM Sistemas, Aldo Mees. A empresa, especializada em soluções em nuvem para o segmento, atua nos três estados do Sul, em São Paulo e em Minas Gerais e amplia a equipe para atender a demanda extra por serviços. Entre janeiro e novembro deste ano, o número de colaboradores passou de 550 para 700, expansão de pouco mais de 27%. Para os próximos três meses, a expectativa é de preencher pelo menos 100 novas vagas.
Leia mais:
Florianópolis terá ônibus de graça nos finais de semana do verão
Florianópolis terá o melhor verão em 10 anos; saiba o motivo
Bastidores: o que está por trás da indicação do catarinense na transição de Lula