A cidade de Bocaina do Sul, na Serra catarinense, terá uma ação inédita para tentar acalmar os ânimos entre os candidatos e criar uma cultura de paz na disputa à prefeitura nas Eleições 2024. O padre José Roberto Moreira, que é um facilitador da Justiça Restaurativa, metodologia que busca resolução dos conflitos através do diálogo reunindo agressor e vítima, irá conduzir três encontros com cada um dos candidatos à prefeitura, o vice, vereadores e coordenadores de campanha. 

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

As reuniões irão ocorrer no salão paroquial nos dias 16, 17 e 19 de setembro.

— Nós temos aqui cinco facilitadores que identificaram essa potencialidade de aplicar a Justiça Restaurativa. Queremos evitar a violência política. Queremos trabalhar o respeito, o diálogo, a possibilidade de ser e pensar diferente mas não precisa eliminar o adversário. Serão três noites de círculo de diálogo e construção de paz. Vamos trabalhar as relações e construir uma campanha menos agressiva, menos violenta, porque isso afeta as famílias e as relações comunitárias, ainda mais numa cidade pequena. Quando a cidade é menor, a agressividade fica mais explícita, as pessoas ficam marcadas como pertencentes ao partido A,, B ou C — diz o padre.

São três candidatos em Bocaina do Sul. 

Continua depois da publicidade

Alex Schumacher, pelo PDT; Duduca, Federação PSDB CIDADANIA(PSDB/CIDADANIA) / UNIÃO / PSD; e Jaga, (coligação MDB / PL).

Leia mais

Municípios de SC se articulam para faturar os milhões do petróleo

Governo de SC reabre edital de remanescentes de concurso para Polícia Penal

O curioso objetivo do catarinense ao comprar um imóvel