Os setores de serviços e indústria em Santa Catarina cresceram mais do que o dobro da média nacional em 2024.  O aquecimento do mercado de trabalho estimulou o aumento do consumo das famílias e impulsionou a economia catarinense, conforme análise da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc).

Continua depois da publicidade

NSC Total lança comunidade exclusiva de Colunistas no WhatsApp

 Segundo o presidente da Facisc, Elson Otto, o estado sai mais uma vez na frente por conta da diversidade de empresas e da coragem e dedicação do empreendedor. “Este crescimento da indústria e dos serviços reforça, de fato, a força do empresário catarinense, que apesar das dificuldades consegue ainda ter um crescimento bem significativo, acima da média nacional”. 

Veja as áreas da indústria de SC que mais demandarão profissionais até 2027

Com uma taxa de desemprego que recuou de 3,6% para 2,8% entre o terceiro trimestre de 2023 e o mesmo período de 2024, Santa Catarina consolidou sua posição de destaque, operando em cenário de pleno emprego. Foram criadas mais de 140 mil vagas formais entre janeiro e outubro, um aumento de 48% em relação ao mesmo período do ano anterior. A indústria, em particular, foi protagonista nesse resultado, dobrando o saldo de empregos em relação aos primeiros dez meses de 2023.

Continua depois da publicidade

A economista da Facisc, Mariana Guedes, reforça que a combinação de fatores como a diversificação econômica, a qualidade do mercado de trabalho e o dinamismo empresarial catarinense foram cruciais para o desempenho positivo. “Santa Catarina conseguiu aproveitar os ciclos econômicos favoráveis de 2024. Nossa economia diversificada, com forte geração de empregos e estímulo ao consumo, colocou o estado em posição de destaque tanto nacional quanto internacionalmente”, destaca.

Destaque

No setor de serviços, todos os segmentos registraram crescimento, com ênfase no setor de transporte, armazenagem e correio, que avançou 10% nos primeiros dez meses do ano. Já no comércio, 11 dos 14 segmentos pesquisados pelo IBGE apresentaram crescimento, sendo destaque a venda de bens duráveis, como peças e veículos automotores, que cresceu 20%.

A indústria catarinense, que havia registrado queda em 2023, demonstrou recuperação robusta, com alta de 7,4% nos primeiros dez meses de 2024, tornando-se o terceiro estado com maior crescimento do país. Máquinas e equipamentos, equipamentos elétricos e metalurgia foram os setores de maior destaque, com crescimento acima de 10%.

Desafio

O grande desafio da economia brasileira, entretanto, é que o momento atual se dá muito em função do impulso do gasto público, agravando o déficit e o endividamento, pressionando juros futuros e inflação. 

Continua depois da publicidade

Leia Mais

A Comcap de Florianópolis vai acabar

Cidade da Serra de SC vai receber investimento milionário

Com Real fraco, argentinos “fazem a festa” em loja de Florianópolis