O professor da UFSC de física e doutor em meteorologia, Reinaldo Hass, em entrevista ao programa Conversas Cruzadas, da CBN Floripa, apresentou seis fenômenos que explicam o volume elevado de chuva em Santa Catarina. São eles:

Continua depois da publicidade

Receba as notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

1- El Niño forte

O El Niño é o aquecimento anormal do oceano pacífico e ocorre de tempos em tempos, alternando com épocas de neutralidade e de La Niña, que é o resfriamento anormal das mesmas águas. Ele é apontado como o responsável por trazer chuvas mais frequentes.

2- Aquecimento da baixa Troposfera

Continua depois da publicidade

A troposfera é a camada mais baixa da atmosfera terrestre, sendo a região em que vivemos e onde ocorrem os fenômenos meteorológicos. É na troposfera que ocorre a formação de chuvas, relâmpagos, nuvens e poluição do ar. O professor Reinaldo ressalta que o mês de julho/2023 foi o mais quente registrado da história.

3- Resfriamento da Estratosfera

Estratosfera é a segunda camada mais próxima da Terra. Nela, encontra-se o gás ozônio, responsável pela barreira de proteção dos raios ultravioleta, mais conhecida como Camada de Ozônio. Devido a grande nuvem de cinzas e vapor de água liberada pela a erupção de vulcões, por exemplo, um dos principais efeitos é a ocorrência de chuvas com raios e trovões. 

4-  Oscilação de Madden-Julian

É o maior elemento de variação intra-sazonal, 30 a 90 dias, na atmosfera tropical. Ela intensifica ou inibe as chuvas formadas por outros sistemas meteorológicos.

5- Vapor de água emitido por vulcão na Indonésia

A grande quantidade de nuvem de cinzas e a liberação de vapor de água, através da erupção, provocam chuvas com raios e trovoadas.

Continua depois da publicidade

6- Chuva forte e acúmulo de lama

Acumulo de lama e sedimentos nos rios diciculta o escoamento das águas.

Chuva castiga Taió:

Ouça o Conversas Cruzadas:

Leia Mais:

“População não compreende a importância das barragens”, diz presidente de comitê nacional

Defesa Civil de SC reclama de pânico gerado por grupos de WhatsApp 

Jorginho suspende viagem aos Emirados Árabes e Bahrein

Por que é questão de tempo para os hospitais entrarem em colapso