O presidente da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), Daniel Leipnitz, irá participar na próxima semana de um seminário de negócios entre Brasil e Estados Unidos. O evento será em Miami, na Flórida, e Leipnitz foi convidado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex). Ele falará no Painel – Inovação: Startups e Franquias no Brasil e nos EUA. O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, estará no evento. O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo e o ministro da Economia, Paulo Guedes também participam.
Continua depois da publicidade
— Esta viagem tem dois papéis importantes: aproximação e formalização com instituições governamentais e de ensino americanas, e de construção da credibilidade do setor perante à equipe do governo brasileiro – explica Leipnitz.
Daniel Leipnitz foi convidado como representante da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), da qual é vice-presidente.
O evento será no próximo dia 9 de março. Na mesma viagem, o presidente Jair Bolsonaro irá se reunir com executivos da montadora de carros elétricos Tesla. A companhia já manifestou o interesse de ter uma unidade na América Latina. Brasil e Chile, por enquanto, estão na disputa.
Vender a Tilápia Brasileira
Continua depois da publicidade
O secretário nacional da pesca, o empresário radicado em Itajaí, Jorge Seif Junior, irá fazer uma apresentação sobre as potencialidades do setor.

— Estamos num esforço muito grande para fomentar a aquicultura brasileira. Essa é a tendencia. China e Índia são os maiores produtores. Nós temos um enorme potencial. Somos detentores de recursos hídricos, como rios, lagos de hidrelétricas, Rio Negro, Solimões, Amazonas, Araguaia e Itaipu e é uma atividade ainda pouco explorada. Muitas vezes o brasileiro come pescado russo, vietnamita norueguês e equatoriano. Nós estamos numa ação com a Apex, para ajudar o produtor brasileiro a exportar. Vamos falar dos benefícios da tilápia brasileira, que é produzida em ambiente limpo, com ração sem aditivos ou antibióticos. Também queremos atrair investimentos. Queremos exportar mais o pescado brasileiro e "importar" investidor e gente que acredite no nosso potencial – afirma Seif Junior.
Leia também: Governo de Santa Catarina já conversa com a Tesla desde setembro