O presidente da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), Daniel Leipnitz, irá participar na próxima semana de um seminário de negócios entre Brasil e Estados Unidos. O evento será em Miami, na Flórida, e Leipnitz foi convidado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex). Ele falará no Painel – Inovação: Startups e Franquias no Brasil e nos EUA. O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, estará no evento. O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo e o ministro da Economia, Paulo Guedes também participam.

Continua depois da publicidade

— Esta viagem tem dois papéis importantes: aproximação e formalização com instituições governamentais e de ensino americanas, e de construção da credibilidade do setor perante à equipe do governo brasileiro – explica Leipnitz.

Daniel Leipnitz foi convidado como representante da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), da qual é vice-presidente.

O evento será no próximo dia 9 de março. Na mesma viagem, o presidente Jair Bolsonaro irá se reunir com executivos da montadora de carros elétricos Tesla. A companhia já manifestou o interesse de ter uma unidade na América Latina. Brasil e Chile, por enquanto, estão na disputa.

Vender a Tilápia Brasileira

Continua depois da publicidade

O secretário nacional da pesca, o empresário radicado em Itajaí, Jorge Seif Junior, irá fazer uma apresentação sobre as potencialidades do setor.

Secretário nacional da Pesca, Jorge Seif Junior
Secretário nacional da Pesca, Jorge Seif Junior (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

— Estamos num esforço muito grande para fomentar a aquicultura brasileira. Essa é a tendencia. China e Índia são os maiores produtores. Nós temos um enorme potencial. Somos detentores de recursos hídricos, como rios, lagos de hidrelétricas, Rio Negro, Solimões, Amazonas, Araguaia e Itaipu e é uma atividade ainda pouco explorada. Muitas vezes o brasileiro come pescado russo, vietnamita norueguês e equatoriano. Nós estamos numa ação com a Apex, para ajudar o produtor brasileiro a exportar. Vamos falar dos benefícios da tilápia brasileira, que é produzida em ambiente limpo, com ração sem aditivos ou antibióticos. Também queremos atrair investimentos. Queremos exportar mais o pescado brasileiro e "importar" investidor e gente que acredite no nosso potencial – afirma Seif Junior.

Leia também: Governo de Santa Catarina já conversa com a Tesla desde setembro