Rio Tavares e Morro das Pedras e toda a faixa Leste da Ilha de mar aberto e com ocupação urbana são os bairros de Florianópolis que mais preocupam quando o assunto é o avanço do mar. O assunto foi discutido nesta quinta-feira (11) no programa Conversas Cruzadas, da CBN Floripa.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

— Onde foi retirada a vegetação protetora de praias e há ocupação humana há esse risco — alertou o biólogo Emerílson Emerim.

O programa repercutiu o mapa interativo que foi desenvolvido, recentemente, por uma organização internacional. Com base em projeções científicas, essa ferramenta permite simular como as regiões costeiras serão afetadas pelo avanço do mar nas próximas décadas.

Cientistas apontam este cenário como decorrente das mudanças climáticas causadas, principalmente, pelo aumento da temperatura global. 

Continua depois da publicidade

Ao visualizar a costa catarinense neste mapa, é possível identificar impactos em cidades localizadas desde o Litoral Sul ao Litoral Norte do Estado, com diversos municípios localizados em nossa região.

Marcus Polette, oceanógrafo e especialista na área de Gestão da Zona Costeira e professor da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e o biólogo Emerilson Emerim, Mestre em engenharia de gestão ambiental pela UFSC, participaram do programa.

Ouça 

Leia Mais

Absolvição de Sergio Moro serve de verniz para afastar tese de revanchismo

De foguete a geradores de solo: arma antigranizo pode avançar em SC