A interdição do trânsito por mais de 50 horas em abril, na BR-101, em Palhoça, aqueceu o debate sobre um novo contrato ou renovação da concessão no trecho Norte da rodovia. A discussão  gira em torno de adicionar obras não previstas atualmente, como o túnel do Morro dos Cavalos e a ampliação da capacidade de tráfego no ponto mais dramático da estrada: região de Balneário Camboriú e Itajaí.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Segundo o presidente da Federação das Empresas de Transporte de Carga em Santa Catarina (Fetrancesc), Dagnor Schneider, ideias de terceiras faixas, vias marginais, elevados e coisas do gênero neste trecho são paliativo, podem trazer um alívio no curto prazo, mas não são a solução definitiva no médio e longo prazos. São soluções “puxadinhos” que não resolvem o problema de forma definitiva. 

Veja fotos da fila de caminhões na BR-101

Na última quarta-feira (22), houve uma reunião no Centro Administrativo para tratar do assunto. A “BR-102” ou a estrada alternativa e paralela à BR-101 entrou na agenda. 

Continua depois da publicidade

Participaram do encontro com o governador Jorginho Mello, além do presidente da Fetrancesc, o deputado estadual Antídio Lunelli e o secretário de Infraestrutura (SC), Jerry Comper. 

Jorginho confirmou o interesse em buscar uma solução para o trecho colapsado da BR-101, mas não anunciou nenhuma medida. Disse que não há recurso público para nova BR, e que seria necessário fazer alguma parceria público-privada para viabilizar a estrada entre Joinville e Biguaçu.

Nome

Nos bastidores, Jorginho Mello não gosta do nome Rodovia Paralela à BR-101 ou Via Alternativa. Lembra o projeto que foi lançado na gestão de Carlos Moisés da Silva. Na Secretaria de Infraestrutura (SC) o nome dado é Corredor Litorâneo Norte.

Projeto

Todo trecho já possui Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental. O projeto de engenharia, contudo, está dividido em sete lotes. Os quatro primeiros já estão licitados. Não há previsão de edital nos próximos dias para a contratação dos três restantes. 

Continua depois da publicidade

Leia Mais

FOTOS: Pacientes lotam corredores do Hospital Regional de São José

A corrupção venceu no Brasil