Florianópolis está ganhando uma nova praia. O engordamento da faixa de areia em Canasvieiras, em janeiro de 2020, provocou o surgimento de uma nova praia entre Canajurê e Jurerê.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O fato preocupa pois limita a chegada de embarcações no trapiche.

 — A faixa de areia começou a crescer depois do engordamento de Canasvieiras, como mostram fotos do Google Earth ano a ano, de novembro de 2019 a novembro de 2022, sendo que o engordamento de Canasvieiras terminou em dezembro de 2019. Mais recente, esse crescimento acelerou com consequências como a diminuição do calado para embarcações e inviabilização de parte do trapiche em frente ao Veleiros da Ilha e Marina Blue Fox, único trapiche público na região. Inclusive dificultando muito a entrada e retirada de embarcações da água  — comenta Luiz Fernando Beltrão, Comodoro do Iate Clube Santa Catarina Veleiros da Ilha.

Veja fotos da nova praia em Florianópolis:

Continua depois da publicidade

O professor e coordenador de curso de graduação em Oceanografia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Rodrigo Mazzoleni , afirma que trata-se de um fenômeno natural após o engordamento de praia.

—  Movimentações como estas, historicamente falando, se houver um processo de engorda é natural. o problema são as casas ali na faixa. Há uma perda de área fonte, de onde vem os sedimentos, os grãos que alimentam a praia. Como há perda de área fonte, naturalmente ela vai indo embora.  Mas como a prefeitura repôs essa carga alimentar, é natural que isso ocorra, com o tempo, os ventos e a corrente do mar. Não conheço o impacto ambiental, mas acredito que isso deve ter sido previsto. Não é uma falha, é algo esperado.Pelas imagens, houve um incremento de areia e com certeza é areia que foi movimentada de Canasvieiras, é uma tendência natural. Se isso será um problema, a  princípio, pelo visto,  irá causar algum transtorno —  afirmou o oceanógrafo.

Leia Mais:

Pesquisa mostra os bairros que mais valorizam em Florianópolis

O projeto que une Topázio e Lula em Florianópolis

Medida de Lula que traz prejuízo de R$ 300 mi ao Agro de SC terá semana decisiva