A obra na Avenida das Rendeiras, na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, é uma frustração. Há a tradicional explicação de que “o transtorno é passageiro e o benefício é permanente”. Não deve ser o caso.
Continua depois da publicidade
Saiba como receber notícias do DC no Telegram
Avenida das Rendeiras em obras em Florianópolis vira terra sem lei; veja imagens
A ideia de revitalização prioriza as calçadas e ciclovias, o que é um conceito do urbanismo voltado para as pessoas, é verdade. Mas a questão é que o fluxo de veículos no local é intenso, principalmente nos finais de semana e no verão, e o que já fica trancado, acredita-se, que ficará ainda pior.
A obra começou em outubro de 2020, já teve cinco aditivos e a previsão contratual na última revisão prevê a conclusão neste mês de agosto.
Continua depois da publicidade
As vagas de estacionamento foram reduzidas. No primeiro mundo se faz isso mas a contrapartida é ofertar um transporte coletivo de qualidade, o que não é o nosso caso. Sem pista suficiente, o ônibus fica na mesma fila que o carro.
As Rendeiras mereciam mais do que uma solução puxadinho e que não irá resolver o problema. Nos bastidores, sabe-se que a concepção do projeto era aterrar, ampliar as pistas, colocar área de lazer e quadras. Mas, com o receito de resistência dos órgãos ambientais, o escolhido foi uma revitalização menor.
A pista com as novas lajotas já apresenta desnivelamento. Evidente, com o trânsito pesado que passa por ali era mais do que esperado.
A prefeitura gastará quase R$ 4 milhões com uma obra que não resolverá o problema da Avenida das Rendeiras e o trânsito deve piorar.
Continua depois da publicidade
— A obra das Rendeiras tem nos causado muita dor de cabeça. Pedestres e ciclistas estão sofrendo ainda mais para transitar no lugar mais lindo do mundo. Motoristas se deslocando para as praias e barra da lagoa então, nem se fala. Há quem peça que o Ministério Público embargue a obra. Eu penso o contrário, precisamos terminar com ela de uma vez. Mas sem deixar de pensar naquilo que seria o ideal e já previsto há muitos anos no plano diretor: uma revitalização verdadeira das Rendeiras, com engordamento da orla com a mesma areia que está matando a lagoa — afirmou Bruno Negri, presidente da AmoLagoa.
A prefeutura de Florianópolis se manifestou por nota a pedido da coluna:
A Prefeitura de Florianópolis, através da Secretaria de Infraestrutura, informa que as obras de revitalização da Avenida das Rendeiras, na Lagoa da Conceição, estão em andamento e seguindo o cronograma. Trata-se de um investimento de R$ 4.832.515,83.
A troca do pavimento com lajota por paver já aconteceu em 1,9 quilômetro de extensão da via – ao todo são 2,2 quilômetros. As equipes estão trabalhando nos 320 metros finais da avenida. A recuperação do sistema de drenagem também está praticamente concluída.
Mais de 60% do trecho de 1,2 km da ciclovia de concreto bidirecional (com duas faixas em sentidos contrários) contínua – que poderá ser usada por skatistas e usuários de roller – também está finalizado.
Continua depois da publicidade
Os passeios acessíveis do lado oposto da orla estão quase prontos e os passeios ao lado da lagoa devem ser concluídos até outubro. O projeto em execução ainda prevê deck de madeira; canteiros com paisagismo e 600 metros de guarda-corpo para maior segurança, nos locais onde houver necessidade, no lado da orla da Lagoa. Haverá ainda a devida sinalização viária.
A Prefeitura de Florianópolis trabalha com a previsão de entrega da revitalização das pistas ainda no mês de agosto. As obras complementares devem ser entregues até o início da próxima temporada de verão.