Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Previdência, mostram que a indústria da construção civil criou 1452 postos formais de trabalho apenas em julho em Santa Catarina. Em junho, o setor havia gerado 1075 novos empregos.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
UFSC vai abrir vagas sem vestibular; entenda
Atualmente, a indústria formal emprega 123.363 pessoas no estado – volume 14,8% maior do que o registrado em 31 de dezembro do ano passado.
— Tradicionalmente, o segundo semestre registra certo desaquecimento na abertura de vagas no setor. Esse ano, porém, o desempenho da indústria formal da construção civil em julho apresentou melhora — diz o presidente do Sinduscon da Grande Florianópolis, Marco Aurélio Alberton.
Continua depois da publicidade
— Isso reforça a importância do segmento como gerador de oportunidades, renda e desenvolvimento econômico e social — conclui.
Nos quatro maiores municípios da região – Florianópolis, São José, Palhoça e Biguaçu – o setor emprega 20.836 pessoas. Desde o início de janeiro, o volume de trabalhadores no setor teve alta de 9,4%.
A variação positiva registrada na Grande Florianópolis é semelhante àquela vista no Brasil. No acumulado do ano, o setor empregou 261.585 trabalhadores, alta de 9,38% em comparação com dezembro de 2021.
Leia mais:
A difícil tarefa de achar trabalhadores para o comércio em SC
Preço do etanol em SC vai baixar em setembro
Deputado propõe projeto que dificulta prática de aborto em SC