Há 27 anos em Sobral, no interior do Ceará, a prefeitura da cidade tomou a decisão de estabelecer a educação como prioridade. O município saltou dos piores indicadores do país para a ponta de cima em qualidade na educação básica.
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Esse caso de sucesso foi compartilhado, na última semana, em uma palestra na Alesc pelo secretário de Educação de Sobral, Francisco Herbert Lima Vasconcelos, a convite do deputado estadual Mário Motta (PSD).
O programa Conversas Cruzadas da CBN Floripa tratou do assunto e ouviu o parlamentar e o secretário municipal. Após conhecer o que faz Sobral há quase 30 anos, o cidadão percebe o quanto de racional e óbvio é o método aplicado. Mas o grande problema, é que, no Brasil, nem o óbvio é realizado.
O modelo de Sobral é baseado em três pilares:
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Fortalecimento na gestão
Os diretores de escolas são escolhidos em processo seletivo meritocrático. O processo leva seis meses. Há uma prova escrita eliminatória, entrevista com psicólogo, análise de currículo e curso de formação.
Formação de professores e valorização
Existe uma lei há mais de 25 anos que estabelece a bonificação de professores a partir do resultado da aprendizagem na sala de aula.
Sistema avaliação
Não há aprovação automática e há avaliação permanente de monitoramento e acompanhamento dos estudantes a cada seis meses.
A evasão escolar é zero pois há uma intolerância a não presença do aluno na sala de aula. Há um sistema de busca ativa de alunos faltosos e se um estudante não comparecer por um dia, técnicos vão até a casa dos pais para saber o motivo.
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Não se perde tempo com questões como Escola sem Partido, Ideologia de Gênero e outras polêmicas atiçadas pela polarização política e que desviam o foco do principal: a aprendizagem do que realmente interessa.
— Isso tudo são distrações que desviam o foco do que é principal — diz, assertivamente, o secretário Francisco.
Com 200 mil habitantes, o município de Sobral ganhou reconhecimento pelos resultados consistentes e acima da média nacional em avaliações como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), principal medidor de desempenho dos estudantes do Ministério da Educação. Sobral e Coruripe (PE) são os únicos municípios brasileiros cujas médias no 5º e 9º ano se comparam com as das escolas privadas do país, e muito acima da média das escolas privadas dos respectivos estados.
Os programas e metas definidos fizeram que Sobral, que tem 2.800 professores, 85 unidades escolares e 35 mil alunos, saltasse de 1.366 no ranking do IDEB, em 2005, para o primeiro lugar em 2015 com 8,8. Para 2023, a projeção é que o município conquiste o melhor resultado até hoje, alcançando a pontuação de 9,5, consolidando mais uma vez o título de cidade com a melhor educação do Brasil.
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A mais recente conquista foi divulgada em 27 de março quando Sobral, mais uma vez, ficou em 1º lugar no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB) 2023, entre as cidades com mais de 100 mil habitantes. Com nota 6.2, a cidade superou as médias estadual (5,5) e nacional (5,1) no IOEB.
O que precisa ser feito já sabemos. É ter vontade política, vencer as resistências internas e corporativistas e pensar no futuro nas crianças, de verdade.
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