O motorista que enfrentou longas filas ao longo do domingo (21) na SC-401, no sentido ao Norte da Ilha de Santa Catarina, precisou de muita paciência. Em função de obras para melhoria na rede na região e para a construção da infraestrutura elétrica que atenderá o novo Hospital Baía Sul, a Celesc fechou parcialmente o trânsito em direção às praias, o que provocou longas filas em um domingo de sol.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

O fato gerou muitas reclamações nas redes sociais sobre o dano causado no dia de lazer da maioria da população. As pessoas questionaram se a obra não poderia ser realizada durante à noite.

A Celesc informou à coluna que a intervenção precisa ocorrer durante o dia para garantir a segurança dos trabalhadores, o que é plenamente justificável. Além disso, caso fosse realizada durante a semana, dia comum de trabalho, as filas seriam ainda maiores.

Neste sentido, não há mais hora em Florianópolis em que se possa fazer uma obra que precise intervir no trânsito com impacto zero. A população cresceu, a frota se multiplicou e há as limitações geográficas já conhecidas.

Continua depois da publicidade

Assim, é fundamental que tenhamos, nestes casos, uma força-tarefa de mitigação de danos. Ampla divulgação na mídia e redes sociais, cartazes ( como no Iron Man) e o planejamento integrado com Polícia Militar Rodoviária e Guarda Municipal para orientar o motorista.

Reduzir o tamanho da fila e o tamanho do incômodo para o motorista é possível, acabar totalmente com os congestionamentos nestas circunstâncias, não. 

Leia Mais

São José tem estrada “candidata” a receber fluxo do Contorno da Grande Florianópolis