O preço do gás natural irá cair em Santa Catarina a partir de sábado (1). A informação foi divulgada pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado (Aresc). A notícia é positiva para moradores que recebem o gás natural em seus imóveis, indústria, comércio e motoristas que utilizam o gás natural veicular.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Confira o quanto irá cair o preço conforme o segmento:

Segmento Industrial: – 13,5 %
Segmento Comercial: -7,2 %
Segmento Residencial: – 1,9 %
Segmento Veicular: -14,5% (ou – 5,7 % considerando o término da vigência da Medida Provisória Nº 1.163/2023 a partir de 01/07/2023 que retoma a cobrança do PIS/COFINS de 9,25%)
Segmento Geração Distribuída Industrial e Comercial: – 15,44 % em ambos os segmentos;
Média geral: – 13,6% (ou 12,3% considerando o término da vigência da MP 1.163/2023).

A revisão da tarifa aplicada pela SCGás é baseada na Conta Gráfica da Aresc, ferramenta regulatória, e também da revisão anual tarifária da margem de distribuição.

O fato dá um fôlego aos motoristas que usam o gás natural veicular e reduz o custeio no comércio e indústria. Que a queda desses preços chegue na ponta até o consumidor. É o que se espera.

Continua depois da publicidade

A desvalorização do petróleo, observada desde o fim de 2022, e a redução do fator Brent — o percentual do preço do petróleo ao qual o gás está indexado — explicam a queda de preço.

Leia Mais:

Censo 2022 é prova do acerto do novo Plano Diretor de Florianópolis