A interrupção dos voos no Aeroporto de Florianópolis desde as 2h da madrugada devido a danos causados nos pneus de um avião da Azul traz questionamentos do motivo da demora para liberação dos pousos e decolagens. Segundo reportagem do NSC Total, “um guincho com novos pneus chegou ao aeroporto por volta das 10h20min para iniciar o trabalho de troca”. Ou seja, mais de oito horas após a ocorrência com a aeronave que vinha de Belo Horizonte com destino a Florianópolis.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Seria este um prazo razoável? Este tipo de equipamento não deveria estar à disposição no próprio aeroporto na base operacional da companhia aérea?

Após dezenas de voos cancelados, passageiros de Florianópolis são realocados para Navegantes

Segundo um especialista em normas de aviação ouvido pela coluna, a segurança é prioridade antes de liberar as pistas após uma ocorrência.

Continua depois da publicidade

— Há uma série de medidas que precisam ser adotadas após um acidente. O operador local do aeródromo estabelece os protocolos com base em todas as legislações vigentes. A liberação da pista depende de diversos fatores. Um deles é a performance de cada aeronave. Mas o mais importante é garantir a segurança de todos. Cada aeródromo tem os seus critérios de acordo com as suas características, mas o primeiro a ser feito é preservar a vida dos passageiros e tripulantes, buscar sobreviventes. Neste caso, felizmente, não há feridos. Após, é preciso preservar o cenário para identificar os fatores que causaram o acidente. Em seguida, é o momento dos técnicos analisarem as condições do avião, analisar as causas e remover a aeronave. Em se tratando de aviação, o tempo para liberar a operação do aeroporto é o tempo necessário para garantir a segurança de todos — disse a fonte.

Lamenta-se, entretanto, o choque de informações entre as companhias aéreas e a Floripa Airport. Enquanto as empresas divulgavam aos passageiros cujos voos foram cancelados que havia uma expectativa de quando as operações seriam retomadas, o operador local do aeroporto divulgou que não era possível dar previsão.

Leia também

Passageiros lotam saguão com interdição em pista do Aeroporto de Florianópolis