Foi tanta promessa que o promessômetro pediu demissão, cansou de tanta mentira e de tanto os candidatos prometerem uma Dinamarca brasileira a partir de 2023. Tudo mentira.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
Seguiu-se o lema de que em eleição vale tudo, só não vale perder. O problema é que o vale tudo afronta a lei eleitoral, que impede o abuso do poder econômico, uso da máquina e criação de benefícios em período eleitoral. Além disso, falta orçamento para tanta promessa. Mas quem se importa ?
Terminado o pleito, e essa coluna foi escrita antes da eleição deste domingo (30), é hora de pagar a conta. A maioria das promessas não será cumprida. Se prometeu aumento de salário mínimo e de aposentados acima da inflação, correção e novas isenções na tabela do imposto de renda, crédito disso e crédito daquilo, escolas de primeiro mundo, creches, escola em turno integral e mais benefícios e redução do preço do gás (de novo).
Reportagem do jornal Valor Econômico mostrou que especialistas fizeram os cálculos e apontaram que as promessas de Lula e Bolsonaro alcançam R$ 140 bi. Evidente que esse dinheiro não existe. Os estados e municípios terão cortes com a redução do ICMS e é ali que a vida acontece.
Continua depois da publicidade
Somente em Santa Catarina, por exemplo, a mudança na lei do ICMS, já reduziu em R$ 1 bi a arrecadação. No âmbito nacional, novos gastos sociais, renúncia fiscal e benefícios que precisarão de uma ginástica enorme para caber nas contas públicas. E vem em 2023 a pressão do funcionalismo pela reposição inflacionária nos salários.
Pepino para conseguir entregar os serviços com queda de receita, mesmo que se estimule mais o consumo com menos impostos sobre combustíveis e energia, por exemplo. Mas, por enquanto, o que se vê é queda na arrecadação.
Essa conta não fecha. O país precisa baixar a poeira, focar nos mais necessitados, criar um ambiente econômico de previsibilidade e estabilidade para alavancar novos investimentos com segurança.
E mais seriedade e transparência com o dinheiro do contribuinte.
Leia mais:
Novo condomínio vai compartilhar piscina aquecida com moradores de bairro em Florianópolis
Continua depois da publicidade
Cintia Loureiro cotada para assumir secretaria na gestão de Topázio em Florianópolis
Alunos presos por nazismo precisam de punição exemplar, diz Associação Israelita de SC