Que o exemplo do contorno viário da grande Florianópolis sirva-nos de lição para que evitemos problemas com concessões futuras. A coluna informou na última quarta-feira (20) que a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade de Santa Catarina (SIE) encaminhou à Empresa de Planejamento e Logística (EPL) do Governo Federal uma lista de rodovias estaduais com conexões com as BRs para que a EPL estude a possibilidade destas ingressarem no Programa de Concessões Rodoviárias do Governo Federal.

Continua depois da publicidade

Um estudo da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) indica que em 2018 havia uma demanda de R$ 54 bilhões na infraestrutura de Santa Catarina, sendo R$ 22,6 bi no segmento rodoviário.

Há no orçamento estadual R$ 111 milhões para manutenção de estradas e o Programa Novos Rumos (obras) prevê investimentos de R$ 4,4 bilhões. O governo atual tem o mérito de estar fazendo obra com recursos próprios e sem depender de financiamentos. Mas, mesmo assim, o dinheiro é insuficiente para uma demanda de infraestrutura  que venha a garantir menos acidente, mais segurança viária, conforto e competitividade aos catarinenses.

Neste sentido, o que se espera é um estudo bem feito de viabilidade e necessidade de concessões nos trechos oferecidos pelo Estado, contratos bem elaborados, equilibrados, com segurança jurídica e pedágio justo.

Continua depois da publicidade