Mais de 80 mil pessoas passaram de ônibus pela Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, no sábado de carnaval (22). Foram 80.762 mil pessoas . Destas, 12.615 mil estavam em linhas municipais, 65.147 mil em linhas intermunicipais e 3 mil nos ônibus gratuitos oferecidos pela cervejaria patrocinadora do carnaval. Esse total equivale à 62.606 mil carros que deixaram de ser utilizados e a uma fila de aproximadamente 375 quilômetros, o que corresponde a uma viagem ida e volta de Joinville.
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O cálculo do número de carros é feito pela divisão do números de passageiros de ônibus por 1,29 – que é a média de passageiros por veículo, segundo o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (Plamus).
Caminho Certo
O transporte coletivo pela Ponte Hercílio Luz torna a viagem mais rápida porque o ônibus não está disputando espaço com o carro. Um dos principais fatores para motivar o motorista de carro a andar de ônibus é o tempo de deslocamento. Governo do Estado e prefeitura acertam em priorizar o transporte coletivo no principal cartão postal de Santa Catarina. Fazem o que as cidades que enfrentaram problemas sérios de mobilidade aplicaram no passado. Essa medida acertada provoca reações negativas de muitos motoristas de carro. Sempre foi assim em todos os países que restringiram o acesso do carro e priorizaram pedestres, ciclistas e transporte coletivo. Com o passar do tempo, quando o resultado foi se mostrando positivo para todos, houve, enfim, a aceitação. É preciso bancar essa ideia e fazer algo diferente de tudo o que já foi feito na história de Florianópolis. Não custa experimentar. O que deu errado nós já conhecemos.
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