O movimento de cargas nos aeroportos de Santa Catarina aumentou em 25,3% em 2023, em relação ao ano anterior. O crescimento foi confirmado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que divulgou o fechamento dos dados de todo o Brasil. A informação vai na contramão do cenário nacional, que fechou o período em queda de 1,17%. 

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Pelos aeroportos do estado, foram 14,4 mil toneladas, sendo o Aeroporto de Florianópolis o que mais cresceu (32% em relação a 2022). Pela capital foram movimentadas 7,4 mil toneladas em 2023, sendo 4,9 mil de cargas nacionais e 2,4 mil de cargas internacionais.

Importante destacar que, em dezembro de 2023, a LATAM Cargo ampliou a frequência de voos de carga entre o Aeroporto de Florianópolis e os Estados Unidos. Com isso, a capital catarinense passou a ter quatro voos semanais na rota Miami-Florianópolis, para atender a demanda dos países do Sul.

O investimento aumentou em 33% a capacidade da rota, que a partir de agora vai transportar mais de 160 toneladas semanalmente para atender a demanda de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul por eletrônicos, materiais médicos e cargas gerais, conforme a LATAM.

Continua depois da publicidade

Também em 2023, a Avianca implementou um rota semanal de cargas entre Florianópolis e Miami. 

O ranking de cargas pelo estado segue com Navegantes com 5 mil toneladas, Joinville com 1 mil toneladas, Chapecó com 747 toneladas, Jaguaruna com 142 toneladas e Correia Pinto com 5 toneladas.

Leia Mais:

Primeiro corredor exclusivo de ônibus de Florianópolis já tem local escolhido