Cerca de 80 prédios de Florianópolis, principalmente do Centro Leste, deverão ser impactados pelo projeto de lei (PL) do Retrofit, que será votado nesta segunda-feira (3) na Câmara de Vereadores. A informação é da vereadora Manu Vieira. Ela é autora da atualização do PL, em conjunto com o vereador Gabrielzinho. O projeto original é do ex-vereador Bruno Souza.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

— Existe uma estimativa de 80 prédios que veio de uma empresa que trabalha com a modalidade. Não é tão fácil estimar porque alguns estão subutilizados e podem ganhar incentivos depois do projeto para torná-los mais atrativos —  afirmou a parlamentar.

Confira as fotos do Centro Leste

O retrofit quer aproveitar o potencial de espaços já construídos no centro histórico e revitalizar a região. A proposta é que prédios antigos sejam requalificados e adequados às necessidades atuais e às novas legislações vigentes, cumprindo demandas como acessibilidade e respeito à área de recuo.

Continua depois da publicidade

Na prática, possibilita transformar os imóveis comerciais, hoje ociosos, em residenciais.

O texto tramita desde 2018 no legislativo municipal. A região mais impactada é o Centro Leste, mas o PL se aplica a todo imóvel com mais de 10 anos de habite-se.

Leia Mais

Lagoa da Conceição em Florianópolis terá o maior festival em 10 anos

Maior projeto contra enchentes do Brasil preserva área com 1 milhão de metros quadrados em SC

O que explica o empobrecimento do Centro de Florianópolis