O Paraná é o modelo a ser seguido por Santa Catarina em logística e infraestrutura de transportes. Essa é a avaliação de Egídio Antônio Martorano, gerente-executivo de Transporte, Logística, Meio Ambiente e Sustentabilidade da FIESC, em entrevista ao programa Conversas Cruzadas, da CBN Floripa.
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— O Paraná está muito avançado com um Plano de Concessões, que envolve concessões híbridas, com estradas estaduais e federais. E nós, em Santa Catarina, não temos ainda um Plano Estadual de Logística de Transportes — diz o executivo da Federação das Indústrias.
Duplicação da BR-470 é vital para infraestrutura e logística de SC:
A grande reflexão que Santa Catarina precisa fazer é: qual a situação atual e o que fazer para não colapsar em logística e infraestrutura ? A BR-101 Norte já está saturada, a BR-282 requer investimentos pesados para restaurar e duplicar e a BR-470 avança na duplicação, mas já é fundamental pensar em estender até a região de Curitibanos.
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Os recursos públicos serão suficientes para dar o ritmo necessário? Não. Santa Catarina vai seguir resistindo a aderir ao modelo híbrido, envolvendo SCs e BRs e, assim, viabilizando economicamente as concessões ? Estas, contudo, precisam de contratos bem feitos, equilibrados, segurança jurídica e agências reguladoras que defendam o cidadão.
Não podemos esquecer que Santa Catarina alavancou a sua atividade econômica de forma exponencial a partir de uma política fiscal agressiva, atraindo dinheiro novo com novas empresas, principalmente via porto de Itajaí. Agora, com a Reforma Tributária, a guerra fiscal desaparece, em tese.
Neste sentido, o estado vai precisar de outras variáveis para atrair investimentos: logística, infraestrutura e capital humano são as principais.
Não podemos perder tempo.
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