Além da esfera jurídica, a educação é o caminho correto para que novos e lamentáveis casos de antissemitismo não se repitam nas dependênciais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Em outubro, após a operação da Polícia Civil (PC-SC) que ocasionou na prisão de quatro estudantes da UFSC que pertencem a uma célula nazista em Santa Catarina, ocorreram, na última semana, mais quatro episódios de apologia ao nazismo nas dependências da universidade.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
Em outubro, o presidente executivo da StandWithUs Brasil, André Lajst, realizou a entrega dos livros “O que é antissionismo? (e é a forma de antissemitismo?)”, Cartas ao meu vizinho palestino”, “A Guerra do Retorno”, “A Indústria de Mentiras” e o “o Impasse de 1967”, que são traduzidos pela organização educacional (em parceria com as editoras Contexto e É Realizações) para o Departamento de História da UFSC e abriu-se a oportunidade de parcerias entre ambas as instituições para o ano de 2023.
Somente no meses de setembro e outubro, o Centro de Educação e Memória do Holocausto da StandWithUs Brasil registrou 10 casos de grande repercussão de apologia ao nazismo em escolas e universidades do Brasil, dos quais 5 ocorreram no Sul do país (3 em SC e 2 no PR).
O caminho é a educação: “Nós acreditamos que a educação é o caminho para a paz”, lema da Standwithus Brasil para produzir uma educação de qualidade que mitigue o antissemitismo e o antisssionismo no país.
Continua depois da publicidade
Leia mais: