Na campanha eleitoral de 2018, o então candidato e ex-deputado Gelson Merísio, dizia que “iria tirar o Detran da Idade da Pedra”. Na gestão atual, houve avanços, mas há ainda muito por fazer. Um exemplo é quando o motorista é oportunamente flagrado pela autoridade de trânsito com IPVA e licenciamento vencidos. Ele tem o carro recolhido ao pátio do Detran. 

Continua depois da publicidade

> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

O correto e racional seria o motorista receber a multa e os pontos na carteira e, caso faça a transferência eletrônica no ato da autuação, o policial já liberar o carro. Mas não, atualmente o veículo é guinchado e levado. Mas o pior ainda está por vir. Não é incomum, mesmo após a transferência on-line do pagamento, levar até uma semana (ou mais) para “compensar” e cair no sistema do Detran.

O presidente da  comissão de direito de trânsito da OAB-SC, Ilson Idalecio Krigger, explica que, embora o Código Brasileiro de Trânsito fale em multa e remoção do veículo para depósito em caso de  licenciamento atrasado, é possível que, caso ocorra o pagamento on-line, seja dispensado o uso do guincho. “Bastaria uma portaria interna administrativa e a orientação aos agentes. Hoje na era do PIX bancário é possível”. 

Saímos da Idade da Pedra Lascada para, no máximo, Idade da Pedra Polida. 

Continua depois da publicidade

Ouça a entrevista:

Leia Mais:

Estiagem em SC: racionamento de água é descartado

Governo de SC vai lançar edital para construção de túnel entre a Serra e o Sul

“Via marginal é subaproveitada”, diz PRF sobre proibição de motos na BR-101

PRF quer proibir motos na BR-101 entre Biguaçu e Palhoça

Auxílio financeiro para aluno carente avança em SC

Passaporte de vacinação em Florianópolis agrava a crise em bares e restaurantes, diz Abrasel

Após 11 mil abandonos, MP quer fim do revezamento de alunos em SC