A proposta do deputado estadual Ivan Naatz (PL) de mudança no hino de Santa Catarina conseguiu apoio de dois músicos experientes nesta quinta-feira (9) para avançar na discussão. Luiz Zago, pianista, compositor, diretor musical e integrante da Academia Catarinense de Letras e Artes acredita que o “hino tem uma música belíssima, embora a letra não tenha uma correlação tão grande com SC. Mas avalio que mexer na memória coletiva de nosso país é algo muito complicado e que torna o Brasil o eterno bebê sem passado, sem história, sem tradição. Estou à disposição para discutir o assunto”.
Continua depois da publicidade
André Felipe Carpes, organista da Catedral Metropolitana de Florianópolis, concorda com a iniciativa de alterar a letra de um dos símbolos oficiais de Santa Catarina.
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Ambos acreditam que a letra não representa Santa Catarina. O parlamentar propõe a realização de audiência pública e realização de concurso para a escolha da nova letra e música. Naatz defende que a letra do novo hino aborde, obrigatoriamente, temas como o potencial turístico, econômico e cultural do Estado, além da geografia e as belezas naturais da região. O parlamentar aponta que o hino atual não retrata os valores e o potencial catarinense, além de nunca ter caído no gosto popular.
O hino do estado de Santa Catarina foi sancionado por lei estadual em 6 de setembro de 1895 durante o governo de Hercílio Luz. Tem letra de Horácio Nunes Pires e música de José Brazilício de Souza.
Continua depois da publicidade
Ouça o programa:
Leia Mais:
Sistema Acafe ganha reforço na Alesc para o Faculdade Gratuita