Avança na Assembleia Legislativa (Alesc) a proposta do deputado estadual Ivan Naatz (PL) de mudar o hino de Santa Catarina. A Mesa Diretora da Alesc autorizou a tramitação e o cronograma da matéria que tem uma meta de 30 meses para a conclusão dos trabalhos, até setembro de 2025.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Os próximos passos, pela ordem, serão a realização de uma audiência pública para tratar do tema, já marcada para o próximo dia 15 de agosto, a partir das 9h na Alesc; a instalação de uma comissão especial de trabalho, comunicação oficial ao Tribunal de Justiça, Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e Fundação Catarinense de Cultura sobre a possibilidade de realização de consulta pública via plebiscito convencional ou eletrônico, o anúncio do concurso para escolha da nova letra e música do hino, homologação do resultado do concurso e encaminhamento da redação final do projeto de lei para análise das comissões permanentes da Alesc e votação em plenário, se for o caso .
Em março, a coluna havia antecipado que Naatz defendeu que a letra do novo hino aborde, obrigatoriamente, temas como o potencial turístico, econômico e cultural do Estado, além da geografia e as belezas naturais da região.
O parlamentar aponta que o hino atual não retrata os valores e o potencial catarinense, além de nunca ter caído no gosto popular.
Continua depois da publicidade
O hino do estado de Santa Catarina foi sancionado por lei estadual em 6 de setembro de 1895 durante o governo de Hercílio Luz. Tem letra de Horácio Nunes Pires e música de José Brazilício de Souza.
Leia Mais:
Torre de Pisa e Domo Geodésico são apostas inusitadas de cidade de SC para alavancar o turismo
Florianópolis terá unidade da JBS para produzir filé mignon sem matar boi
Como decisão sobre Operação Ouvidos Moucos em SC trouxe à tona morte de Cancellier
SC patina em políticas públicas com 13 secretários de Assistência Social desde 2011