O promotor de justiça João Luiz de Carvalho Botega, coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CIJ) do MP-SC, disse à coluna que o momento atual exige uma ampla campanha e trabalho de conscientização de pais de crianças e adolescentes que não pertencem a nenhum grupo de risco. Segundo ele, ainda há uma resistência para que estes permitam a volta dos filhos ao ensino presencial. O problema da evasão se agravou.
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Para a deputada Marlene Fengler, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente na Alesc e que conduziu, na última semana, audiência pública sobre o tema, subiu de 18 mil para 22 mil o número de alunos que deixaram os estudos desde o início da pandemia. É uma tragédia.
Já há consenso científico na Sociedade de Pediatria quanto à segurança das aulas presenciais. O retorno dos alunos não representou aumento de casos. A escola pode ser um ambiente controlado, com regras e protocolos, uso de máscara, distanciamento social e álcool gel.
Nestas condições, a retomada em Santa Catarina se mostrou plenamente exitosa.
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Seguimos, infelizmente, aprofundando as desigualdades nos diversos Brasis. Há o Brasil da escola particular com aulas retomadas a pleno vapor e com sucesso epidemiológico desde o início do ano.
Na rede estadual, a retomada gradual também ocorre sem maiores problemas. Em alguns municípios ainda há o escalonamento e o rodízio de alunos. Evidente que é preciso que as salas tenham tamanho suficiente para respeitar o distanciamento preconizado pela OMS.
O Colégio de Aplicação, da UFSC, em seu universo paralelo, segue no ensino remoto.
Em qualquer país que se respeite, levar de volta essas crianças e adolescentes para a sala de aula seria prioridade.
Enquanto isso, seguem os estudos para criar um incentivo financeiro em Santa Catarina para que as crianças carentes que deixaram de estudar voltem às escolas.
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