A morte do casal de ciclistas no acidente com a carreta carregada de madeira, no último domingo (6), no Morro do Boi, na BR-101 em Balneário Camboriú, aumentou a cobrança por condições de segurança para quem usa bicicleta. É cada vez maior a quantidade de grupos de atletas que andam de bike em rodovias de alto fluxo, principalmente na BR-101 e, também, na estrada estadual mais movimentada de Santa Catarina, a SC-401, em Florianópolis.
Continua depois da publicidade
Morte de ciclistas na BR-101 é tragédia anunciada
Pouco se avançou em proteção aos ciclistas. A Polícia Rodoviária Federal e a concessionária Arteris não recomendam bicicletas no eixo principal da BR-101.
BR-101 não é para ciclistas, diz concessionária
No primeiro mundo, o mais comum é termos vias alternativas, secundárias, rotas com menor fluxo com ciclovias e espaço protegido aos ciclistas.
Continua depois da publicidade
E aqui, qual a perspectiva?
O Plano de Mobilidade Urbana da Grande Florianópolis (Plamus), de 2014/15, previa corredores exclusivos de ônibus e ciclovias de norte ao sul da Ilha de Santa Catarina. Na BR-101, no trecho da Grande Florianópolis, a mesma coisa. Se falava , ainda, em calçadas largas e proteção aos pedestres.
Tudo ficou no PowerPoint e no datashow.
Entenda a análise completa no Opinião da Semana
Leia Mais:
Erosão no Morro das Pedras: fotos impressionantes mostram destruição em praia de Florianópolis
PMs de SC que recusam vacina são vítimas de desinformação e fake news
Trabalhadores de transportes de carga em SC vão receber apoio para estudar