A prefeitura de Florianópolis iniciou nesta quarta-feira (18) um mutirão para dar passagem de ônibus aos moradores de rua. A intenção é aproveitar o feriado de Natal para aproximar pessoas em situação de rua (PSR)das famílias, ajudando-as a sair desta condição. Na apresentação da ideia, na Passarela da Cidadania, na Nego Quirido, vários moradores de rua perguntaram se a prefeitura daria, também, a passagem de volta. A prefeitura informou que não.
Continua depois da publicidade
Existem critérios para a concessão do benefício. Os técnicos da prefeitura entram em contato com a família ou amigos da PSR. É feita uma avaliação por assistentes sociais e psicólogos para garantir que a PSR tenha estadia no destino escolhido.
— Incentivar o convívio social e fortalecer vínculos é um dos pilares da garantia dos direitos que a Assistência Social tanto luta na sociedade. Aqui eles recebem todos os cuidados, mas é importante lembrar que todos nós precisamos de um lar com pessoas queridas para nos sentirmos bem, sobretudo em um momento como o Natal — comenta a secretária de Assistência Social do Município Maria Cláudia Goulart da Silva.
O Mutirão Reencontro de Natal termina nesta quinta-feira. Nesta quarta-feira (18) 25 PSRs solicitaram passagem de ônibus e em 10 casos elas foram concedidas. Nos demais, faltou algum documento ou a equipe não conseguiu contato com os familiares. O número ainda é baixo, o que mostra o tamanho da dificuldade de lidar com o problema. A prefeitura da capital estima que 459 pessoas vivam nas ruas.
Como ajudar
Continua depois da publicidade
Algumas destas pessoas utilizam a narrativa de querer voltar para sua cidade como forma de pedir dinheiro, mas a prefeitura concede esse e outros benefícios nos espaços de Assistência Social. Se você deseja ajudar, pode solicitar uma equipe de abordem pelo número (48) 8482-7258 ou (48) 99957-2148 e na região central pelo (48) 3223.8566, das 8h às 20h.