Em São Joaquim, 53,3% dos entrevistados se sentem seguros no município, da mesma forma para 69,2% em Curitibanos. Para 70% das pessoas entrevistadas em Urubici, a cidade não é violenta. E, em Bom Jardim da Serra, a pesquisa revelou que 76,9 % se sentem seguros e não consideram o município violento.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Estas informações fazem parte da análise sobre a realidade da segurança pública realizada pelo Protótipo Alpha PMSC Ordem Pública 5.0, programa inédito da Polícia Militar de Santa Catarina e que está sendo aplicado na região serrana.
Na primeira etapa do projeto, foram realizadas entrevistas com 74 representantes de diferentes segmentos. Os resultados foram apresentados nos dias 27 e 29 de maio. O conceito é trabalhar de forma multidisciplinar para a redução de índices de desordem e violência letal.
O índice considerado aceitável pela Organização Mundial da Saúde – OMS (2014) é de 10 homicídios por 100.000 habitantes. Mas, o projeto trabalha para diminuir os índices da região que hoje se apresenta em 12 homicídios.
Continua depois da publicidade
A abordagem integrada do projeto leva em conta as variadas necessidades e contextos da população, para desenvolver estratégias de segurança mais eficazes e inclusivas. A próxima fase do projeto Alpha acontecerá neste mês de junho, com reuniões de comitês locais de execução. Em julho, serão formadas câmaras técnicas compostas por voluntários das comunidades, que irão contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à redução da desordem e da violência.
Leia Mais
Nova lei em Florianópolis irá impactar 80 prédios
Lagoa da Conceição em Florianópolis terá o maior festival em 10 anos