O ex-governador Carlos Moisés da Silva terá as contas de seu último ano de gestão aprovadas pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE), mas esta será, entretanto, a validação financeira mais dura dos 4 anos de governo do ex-ocupante da Casa D’agronômica. Se nos primeiros três anos o TCE não poupou elogios, apontando avanços na gestão, respeito aos repasses constitucionais e, de forma inédita (em 2021), sem ressalvas, agora, em 2022, será diferente.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

A coluna apurou que o relatório técnico do órgão pede explicações sobre o chamado “PIX de Moisés” e as transferências especiais às prefeituras e o cumprimento dos gastos em ciência e tecnologia. Além disso, os técnicos questionam sobre o déficit real das contas públicas e se a desgastada Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) foi respeitada.

Uma fonte ouvida pela coluna, na corte de contas, disse que o último ano de Moisés será aprovado no TCE, mas não será aquela “belezura”, repetindo a expressão utilizada pelo governador Jorginho Mello (PL) no dia de sua posse e diplomação, na Alesc, quando criticou a situação financeira do Estado.

A tendência é essa: aprovação das contas, mas em tom mais duro e de cobranças. Em suma, no mundo das versões, hoje chamadas de narrativas, cada um terá a sua.

Continua depois da publicidade

Moisés dirá que teve as contas aprovadas; Jorginho, que o TCE mostrou que as contas não estão uma “belezura”.

E cada um pegará o trecho do texto que melhor lhe convier para criar suas próprias narrativas.

Tramitação

Após a conclusão do relatório técnico pela Diretoria de Contas de Governo (DGO), o envio ao governo do Estado e para Carlos Moisés, e passar novamente pela DGO e Ministério Público de Contas, o TCE terá até o dia 23 de maio para apreciar a matéria

Leia Mais:

Estradas ruins aumentam custo do transporte e é você quem paga a conta

Florianópolis suspende novas consultas de viabilidade e licenças de construção

Mansão suspensa atrai atenção de milionários em praia de SC