Florianópolis pode ter um evento similar ao Web Summit, que termina hoje em Portugal. Os diretores do maior evento de inovação e tecnologia da Europa confirmaram que estarão na capital catarinense em janeiro de 2020. O lançamento do Floripa Conecta 2020 ocorreu durante o evento em Lisboa. Apenas três cidades possuem estandes no Summit- Florianópolis, Lisboa, a anfitriã, e Fundão, cidade portuguesa. O fato é elogiado por todos que visitam o espaço catarinense. A delegação catarinense é composta por cerca de 70 pessoas, majoritariamente composta por empresários, startups e líderes de entidades. Presidentes da Acate, Daniel Leipnitz; Fiesc, Mário de Aguiar; Superintendente Sebrae/SC, Carlos Fonseca e Acif, Rodrigo Rossoni, além de demais dirigentes das instituições deram coesão à participação do estado.

Continua depois da publicidade

Lideranças da capital no estande do Floripa Conecta
Lideranças da capital no estande do Floripa Conecta (Foto: Foto:divulgação)

Há um fato marcante a destacar. De forma inédita, o objetivo comum está acima das vaidades pessoais e institucionais. As entidades estão conectadas para tornar o estado mais competitivo e colocar Florianópolis no mapa mundial da inovação. É preciso pensar grande, de forma conectada.

Dazaranha

A icônica banda Dazaranha, de Florianópolis, fez show no lançamento do Floripa Conecta e Startup Summit 2020. O DJ Jeco, de Florianópolis, radicado em Cascais, Portugal, também se apresentou.

Números

O Web Summit começou na Irlanda. Desde 2016 está em Portugal. O governo Português paga 11 milhões de euros por evento. Segundo o ministério da economia, o retorno é de 300 milhões de euros. Fato que fez o país prorrogar e garantir a permanência do Web Summit em Lisboa até 2028. São mais de 70 mil participantes, 2150 Startups e 239 parceiros. A palestra de abertura, por videoconferência, foi de Edward Snowden, analista de sistemas, ex-administrador de sistemas da CIA e ex-contratado da NSA que tornou públicos detalhes de vários programas que constituem o sistema de vigilância global da NSA americana(Agência de segurança Nacional – EUA).

Continua depois da publicidade