Um grupo de executivos, empresários, pesquisadores e arquitetos viaja neste sábado (8) para a Missão Ecossistemas de Inovação, que se estende até o próximo dia 15 de outubro em Medellín, na Colômbia. O Movimento Floripa Sustentável, integrado por arquitetos, profissionais liberais e empresários, estará na viagem que tem o propósito de conhecer como o ecossistema de inovação pode transformar uma cidade.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
A Colômbia é referência por suas Comunas, em Medellín. Regiões que eram empobrecidas e tomadas pela criminalidade e que receberam uma série de equipamentos que transformaram o local. A gestão da cidade colombiana remodelou parques e praças, plantou jardins, construiu e recuperou quadras de esportes e inaugurou bibliotecas no centro e nas periferias.
Além disso, facilitou o acesso da população com teleféricos e escadas rolantes. O local é atração turística e a economia gira com bares, restaurantes e atrações culturais.
Essas viagens são importantes. Conhecer casos de transformação bem sucedida servem de inspiração para adotar medidas a fim de resolver os nossos inúmeros problemas urbanos e sociais, desde que adaptados à realidade catarinense e brasileira. Viagens semelhantes já ocorreram para Portugal e Dinamarca, por exemplo.
Continua depois da publicidade
Tudo é válido. Buscar o conhecimento e conhecer as boas práticas globais sempre é positivo. O grande desafio, entretanto, é absorver o que pode ser utilizado aqui, formatar um projeto integrado com os entes públicos e privados e tirar as ideias da maquete e do datashow.
O empresário Daniel Leipnitz, presidente do Sapiens Parque, representará o Floripa Sustentável como um de seus coordenadores.
Leia mais:
As estratégias do PT e PL no 2° turno em SC; ouça
Preso de SC terá que viajar 100 km com audiência de custódia