O Governo Federal prevê novas flexibilizações para o Brasil nas próximas semanas. A informação foi revelada nesta quarta-feira (9) pelo Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, ao prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, que também preside nacionalmente o Consórcio Conectar, que se mobilizou na tentativa de aquisição de vacinas para combater a Covid.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Para o Ministério da Saúde o pico da pandemia, especialmente por conta da variante Ômicron, já passou.

No encontro, em Brasília, Queiroga previu novas flexibilizações no país nas próximas semanas, como a não obrigatoriedade do uso de máscaras em espaços abertos. Em Santa Catarina, essa regra já está valendo desde o ano passado.

Outro tema discutido no encontro foi a continuidade da vacinação. Questionado pelo prefeito Gean se a programação do Ministério prevê uma quarta dose, Rodrigo Cruz, Secretário Executivo do Ministério, responsável pela logística de vacinação nacional, descartou a possibilidade e explicou que há um planejamento para a campanha de vacinação em 2023.

Continua depois da publicidade

“O Ministério prevê uma vacina anual contra a Covid-19, assim como temos da Influenza”, disse o prefeito.

A colega Dagmara Spautz informou nesta quarta-feira (9) que o Governo de Santa Catarina deve divulgar um decreto no próximo sábado (12) desobrigando o uso das máscaras nos ambientes fechados.

Leia Mais:

Decreto que libera máscaras em SC é criticado por escolas particulares

Os bastidores da liberação do uso das máscaras nas escolas em SC

Análise: legalização do jogo é boa notícia para Santa Catarina

Aprovação de leis na Alesc cai 33% em ano eleitoral